segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A importância dos blogs e twitters no mundo corporativo

Para sobreviver num mercado competitivo e global os profissionais têm feito verdadeiros malabarismos para surpreender. Que tal ousar na apresentação do currículo? Pessoas das mais diferentes áreas profissionais estão criando blogs e twitters exclusivamente para este fim. A estratégia é utilizar o espaço ilimitado da internet para mostrar os trabalhos desenvolvidos ao longo da carreira, as experiências e formações acumuladas. A facilidade na operação das ferramentas do blog permite que qualquer pessoa, mesmo aquelas que não tenham familiaridade com a criação de páginas de Internet, possa fazer suas postagens.

O blog, que é uma abreviatura de weblog, foi criado no início da década de 1990 com o propósito de serem diários virtuais. Durante muito tempo, essa ferramenta teve uma conotação de "coisa de menininha", mas tudo isso mudou. Jornalistas, advogados, economistas, designers e outros profissionais ingressaram na blogosfera com suas páginas pessoais. A agilidade da apresentação digital e os inúmeros recursos audiovisuais que chamam ainda mais a atenção, fizeram dos blogs e twitters excelentes cartas de apresentação virtuais.

"A fotojornalista Rossana Magri,23, apostou na idéia e montou um blog com os trabalhos produzidos ainda na faculdade e nos eventos que fotografa como freelancer. Rossana conta que o blog ainda demonstra organização e e a criatividade profissional. É uma alternativa com melhor custo benefício, já que não preciso imprimir um novo portifólio a cada atualização. Basta apenas postar uma nova foto na página da Internat, comenta."

"O economista Sérgio Birchal,50, também acredita muito no potencial dos blogs. Segundo Sérgio, é importante que as pessoas saibam selecionar o conteúdo e direcionar os assuntos aos públicos certos. Um de seus blogs, criado há um ano, é voltado para discussão de macroeconomia e negócios. Foi exatamente através dessa página que ele conseguiu a contratação na Fundação Forluz Minas de Seguridade Social.Passei por todas as etapas do processo seletivo, da apresentação de currículo às entrevistas, mas o meu blog foi um diferencial. Os avaliadores viram que estava atualizado e que meu perfil era compatível com o que eles procuravam,conta."

Um tipo de busca não exclui a outra, é claro, mas o twitter já se tornou uma consulta obrigatória para empresas que querem avaliar a quantas anda sua reputação.

Mas o twitter vai muito além do uso empresarial. Ele representa um fenômeno cultural que tem despertado interesse e perplexidade em iguais medidas.

O que você está fazendo agora? De fato foi fácil de compreender, o que levou mais de um blogueiro a comparar a experiência ao sexo: você pode ler o que quiser a respeito, olhar fotos ou assistir a vídeos, mas só saberá do que se trata quando começar a fazer.

Fonte de pesquisa: Revista Exame e Jornal O Tempo



Um comentário:

  1. Seja mais precisa quando expressar sua opiniao para nao ficar tao presa onde realizou a pesquisa. Seu lay-out ficou muito bom e a postagem sobre o Raul Seixas interessante. Continue aberta a mudanças para ser sempre um objetivo de interesse das empresas.

    ResponderExcluir